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Dramaturgias da autonomia: a pesquisa etnográfica entre grupos de trabalhadores, de Ferraz, Ana Lucia Marques Camargo. Série Estudos Editora Perspectiva Ltda., capa mole em português, 2009

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  • Ano de publicação: 2009
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Arte e fotografia.
  • Subgênero: Ciências políticas;arte.
  • Número de páginas: 256.
  • Dimensões: 125 mm largura x 225 mm altura.
  • Peso: 304 g.
  • ISBN: 9788527308571.

Características principais

Título do livro
Dramaturgias da autonomia
Subtítulo do livro
a pesquisa etnográfica entre grupos de trabalhadores
Série
Estudos
Autor
Ferraz, Ana Lucia Marques Camargo
Idioma
Português
Editora do livro
Editora Perspectiva Ltda.
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2009

Outras características

  • Quantidade de páginas: 256

  • Altura: 225 mm

  • Largura: 125 mm

  • Peso: 304 g

  • Gênero do livro: Arte e fotografia

  • Subgêneros do livro: Ciências políticas;arte

  • ISBN: 9788527308571

Descrição

Dramaturgias da Autonomia', livro que a editora Perspectiva ora edita em sua coleção Estudos, constitui, desde logo, uma contribuição das mais relevantes para um tema que, no rol das preocupações das sociedades modernas com as condições e os direitos do homem e de seu trabalho, tem sido objeto de uma diversificada e numerosa pesquisa. No Brasil, particularmente, esta discussão e debate é atualmente polar quer social quer politicamente. Indo ao encontro deste movimento investigativo, Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz historia o processo que veio demarcando as conquistas dos direitos econômicos e políticos e de um status autônomo pelas classes trabalhadoras, principalmente sob o ângulo das ressonâncias deste combate na vida cotidiana de cada um dos partícipes sociais nela envolvidos. Ao tratar do passado histórico e social dos primeiros passos em favor da formação da consciência operária de classe e, consequentemente, revelando os inícios dos movimentos reivindicatórios deste reconhecimento, seja por reforma, seja por revolução, e dos atores neles envolvidos em suas diferentes formas político ideológicas, a autora ilustra este cenário por seus impactos na literatura, no cinema de ficção e no cinema documentário. Já no âmbito das experiências mais recentes neste contexto, três grupos são observados com destaque: os procedentes das fábricas, das cooperativas e dos movimentos por moradia, e sua análise, acompanhando os percursos formadores bem como os modos de organização destes agrupamentos, compõe a modelagem e os operadores dos processos, cujos sucessos e insucessos são pontuados. Ana Lúcia discerne aí, com agudeza crítica e sensibilidade empática, a confluência, a mistura e a interação neste universo em que a luta das classes trabalhadoras é o cotidiano de sua intimidade pessoal e de sua exterioridade social, o que resulta na alteração e na intensificação de seus efeitos sobre o indivíduo e sua família, passando a não haver mais praticamente separação entre as duas esferas em que realizam sua existência. Assim, o leitor de Dramaturgias da Autonomia poderá acompanhar a manifestação e afirmação das novas práticas de relações trabalhistas e contratos sociais, percebendo o vigoroso movimento dramático repleto de conquistas e retrocessos marcantes do trajeto de vida de cada ator social e histórico envolvido na vontade de participar da construção de mundos de uma fazível democratização humana.

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