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A dança e o agit-prop: Os teatros não teatrais na cultura alemã no início do século XX, de Ropa, Eugenia Casini. Série Estudos Editora Perspectiva Ltda., capa mole em português, 2014

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  • Ano de publicação: 2014
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Literatura e ficção.
  • Subgênero: Teatro;artes cênicas.
  • Número de páginas: 224.
  • Dimensões: 125 mm largura x 225 mm altura.
  • Peso: 150 g.
  • ISBN: 9788527310239.

Características principais

Título do livro
A dança e o agit-prop
Subtítulo do livro
Os teatros não teatrais na cultura alemã no início do século XX
Série
Estudos
Autor
Ropa, Eugenia Casini
Idioma
Português
Editora do livro
Editora Perspectiva Ltda.
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2014

Outras características

  • Quantidade de páginas: 224

  • Altura: 225 mm

  • Largura: 125 mm

  • Peso: 150 g

  • Gênero do livro: Literatura e ficção

  • Subgêneros do livro: Teatro;artes cênicas

  • ISBN: 9788527310239

Descrição

Reteatralização é o termo que traduz uma das tendências mais marcantes do movimento teatral do século XX, o da corrente estética que marcou a renovação da arte da cena em duas de suas principais incorporações representativas: o teatro e a dança. Suas mais destacadas manifestações resultaram nas realizações de um Meierhold, um Piscator ou do teatro político, no palco dramático, mas sempre entrecruzando-se na dança com as propostas e performances de um Dalcroze, de um Laban, que encontraram em Mary Wigman sua síntese. Em todos eles, destaca-se a intensa busca pela integração psicofísica no gesto significativo do atuante, visando a criação de uma nova performatividade, bem como a liberação e a participação do público. Assiste-se aí, pois, ao nascimento da nova dança a partir das pesquisas sobre o movimento, da revitalização do corpo e da busca por uma nova expressividade que, embora com território próprio e distinto do teatral, dele extrai suas motivações e sentido. Tal é o cerne de sua mobilização pelo e para o agit-prop, como arma de esclarecimento e convocação, a partir da qual, através da atuação artística com base numa fé política de molde marxista, se propõe a gerar uma comunidade homogênea do ponto de vista ideológico, capaz de representar uma linguagem artística própria e 'comunicar os seus princípios'. Esse percurso intelectual, vivencial e performático do corpo-alma e as práticas artísticas e metódicas para consubstanciá-lo balizam a análise e as teses deste estudo abrangente que Eugenia Casini Ropa apresenta em 'A Dança e o Agit-Prop: Os Teatros Não Teatrais na Cultura Alemã no Início do Século XX', com o qual a editora Perspectiva procura contribuir mais uma vez para o pensamento e o debate sobre o teatro e a dança no Brasil.

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